Q-CENAS - Programa Verão Jovem 2025
A Operação Candidata Q-Cenas? tem como objetivos estratégicos facilitar a inclusão social e a participação ativa de jovens de comunidades desfavorecidas em atividades culturais e artísticas, utilizando metodologias e técnicas utilizadas no Teatro Fórum que os envolvam diretamente e promovam a participação em projetos coletivos com a comunidade; promover o desenvolvimento de competências culturais e sociais em jovens através de atividades que estimulem o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de atuar em contextos diversos e desafiadores; promover a valorização da diversidade cultural e criar espaços para reflexão e debate sobre questões de opressão e exclusão, suscitando um contexto de entendimento, troca de experiências e a construção de um ambiente cultural mais inclusivo, priorizando os períodos de pausa letiva.
Para a prossecução dos seus objetivos estratégicos a Operação desenvolverá duas atividades: VERÃO JOVEM e o Grupo de Teatro Fórum- Transform(ARTE).
A intenção é garantir que os jovens, especialmente aqueles provenientes de contextos socialmente desfavorecidos, tenham acesso a atividades de natureza cultural em múltiplas manifestações – música, dança, literatura, artes plásticas, cinema, performance, fotografia, teatro, arquitetura, design, multimédia… – atendendo às novas linguagens criadas pelos jovens.
As iniciativas propostas permitirão proporcionar oportunidades singulares para que os jovens se reconheçam como integrantes da comunidade, promovendo o seu empoderamento. A participação em projetos culturais permitirá aos jovens envolvidos, adquirir competências, tanto a nível artístico como a nível de social e pessoal. As iniciativas estimularão o pensamento crítico, a criatividade, a imaginação, a liberdade e a capacidade em atuar em contextos desafiadores
A candidatura prevê a valorização de diferentes culturas com o objetivo de sensibilizar os jovens e através deles a comunidade para a importância da interculturalidade e do diálogo entre diferentes formas de expressão. As dinâmicas participativas que se desenvolverão para cada uma das atividades criarão espaços onde os jovens possam refletir e debater questões relevantes para o seu quotidiano. Estes espaços de discussão irão permitir desenvolver o pensamento crítico, explorar os sentimentos associados a situações de opressão e exclusão, utilizando o poder indisciplinador das artes, inquietando, desarrumando e colocando em causa a ordem e certezas habituais, abrindo espaços de liberdade para a construção pessoal e coletiva
Férias Jovens de Juventude CMVFX