Logo

I Ciclo de Conversas 2025  

 

Sob o tema “Os Sonhos não têm teto”, o I Ciclo de Conversas Informais do ano 2025 decorreu no dia no dia 31 de janeiro, no Pavilhão Municipal da Castanheira do Ribatejo – Juventude da Castanheira, e contou com a presença dos oradores David Carreira (Cantor), Isac Graça (Ator) e Joana Moreira (coreógrafa e bailarina). Numa partilha pessoal de testemunhos, foi possível falar sobre sonhos, obstáculos, fragilidades e conquistas. O Cantor David Carreira foi o grande anfitrião nesta iniciativa não só pela sua partilha, mas também pelo impacto e influência positiva que tem junto da população jovem. Os oradores partilharam vários momentos do seu percurso pessoal, profissional e artístico tendo sido questionados pelos jovens sobre os maiores desafios de se ser famoso, de se ter uma carreira na área artística e de como lidar com o insucesso.

A plateia jovem participante englobava público em geral e jovens estudantes das Escolas Secundárias do Concelho tendo sido possível contar com a participação de 5 agrupamentos de escolas, uma escola não agrupada e uma instituição particular, a saber:

  • Escola Secundária de Alves Redol;
  • Escola Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco;
  • Escola Secundária do Forte da Casa;
  • Escola secundária de Gago Coutinho;
  • Escola Secundária professor Reynaldo dos Santos;
  • Escola Secundária de Vialonga;
  • Colégio Álvaro Vidal (CEBI)

À SMART TALKS inscreveram-se 152 alunos das várias instituições escolares representadas por 20 professores assim como mais de 3 dezenas de munícipes a título individual e através de preenchimento online de inscrição. No total foram mais de duas centenas de pessoas que estiveram a assistir ao primeiro ciclo de conversas informais, evento que se tornou de grande interesse para todos os meios de comunicação o qual gerou forte impacto no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da Juventude no Município de Vila Franca de Xira.

 

De ressalvar que as SMART TALKS foram recentemente premiadas como boa prática na área da juventude no dia 13 de junho, no evento Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), o qual decorreu na cidade de Ílhavo.