Walk the Global Walk

 

O Município de Vila Franca de Xira (MVFX), em parceria com a ONG AIDGLOBAL – Ação e Integração para o Desenvolvimento Global, desenvolve o Projeto “Walk the (Global) Walk: mobilizar os jovens europeus em torno dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS)”, nas escolas do Concelho com oferta de 3.º ciclo e ensino secundário, durante 3 anos letivos (de 2018 a 2021).

Este projeto decorre da candidatura de um consórcio europeu à linha de financiamento de Educação para o Desenvolvimento da Comissão Europeia (EuropeAid/151103/DH/ACT/Multi). Este consórcio é liderado pela Região da Toscânia, em Itália, e envolve 8 outros Municípios/Regiões europeus(eias) - Itália, França, Chipre, Reino Unido (País de Gales e Escócia), Portugal, Grécia, Croácia, Bulgária, Roménia, e 8 Organizações da Sociedade Civil (OSC). Cada país está representado por um Município e uma OSC, sendo que estas participam enquanto parceiros técnicos das autarquias. Participam também 2 países em desenvolvimento – Bósnia e Albânia.

O projeto tem como objetivo principal a formação de professores e alunos nos temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e simultaneamente aumentar o espaço de cidadania ativa para a juventude e seu envolvimento cívico informado e comprometido em debates relacionados com os ODS para promover uma cultura transformadora de corresponsabilidade a nível global.

Em cada ano será trabalhado um ODS: 11, 13 e 16 (Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Climática; Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Para o efeito, são desenvolvidas as seguintes atividades: Formação de professores, Cursos educativos para alunos, Atividades de educação entre pares em ODS, Organização de uma Semana Europeia dos ODS, Implementação de Workshops de planeamento de ação para a dinamização das atividades de educação entre pares e Organização de uma Escola Internacional de Verão com participantes dos países em desenvolvimento, em cada ano do projeto. Será ainda desenvolvido um manual de informativo para professores e um currículo de liderança juvenil (Pacote de Aprendizagem ODS).

Mais informações aqui.