Cartoon Xira, “Rosstoons” e “Europa à Vista?” fazem de Vila Franca de Xira a capital do Cartoon

cartoonxira2021

No próximo dia 5 de junho (sábado), inauguram em Vila Franca de Xira duas grandes exposições dedicadas ao Cartoon, fazendo desta cidade um lugar de excelência para a divulgação do desenho humorístico nacional e internacional.

No Celeiro da Patriarcal, pelas 16h00, abre ao público a Cartoon Xira, com a retrospetiva do ano anterior, através dos melhores cartoons publicados no ano de 2020. Esta que é uma das maiores e mais prestigiadas exposições dedicadas ao Cartoon no nosso País, apresenta duas mostras expositivas: “Cartoons do Ano 2020” e “Rosstoons”.

“Cartoons do Ano 2020” reúne trabalhos de alguns dos maiores cartoonistas portugueses da atualidade, contando com as participações de António Antunes – que desde a primeira edição colabora com a Câmara Municipal e comissaria esta Exposição –, o também vila-franquense Vasco Gargalo, e ainda André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva e, pela primeira vez, o cartoonista João Fazenda.

O convidado internacional é o escocês Ross Thomson, que apresenta os seus “Rosstoons”. Com uma longa e prestigiada carreira, nos últimos anos Ross Thomson tem vindo a participar em concursos de cartoons, conquistando mais de 100 prémios e distinções.

Na Fábrica das Palavras, pelas 17h30, inaugura a Exposição “Europa à Vista?”, com desenhos humorísticos do cartoonista grego Michael Kountouris. Por ocasião da Presidência Portuguesa da União Europeia em 2021, esta Exposição marca a atualidade e assume-se como um convite aberto à reflexão sobre a União Europeia dos nossos dias.

Todas estas exposições estarão patentes até ao dia 29 de agosto.

cartoonxira20212